Seu clube de estudos para mandar bem nas avaliações

O que estudar de Língua Portuguesa para o CNU?

Saiba o que revisar na reta final para a prova do CNU que acontece pela

primeira vez e será feita pela banca CESGRANRIO

O bloco 8 da prova cobra conteúdos essenciais de Língua Portuguesa, como ortografia, morfologia e compreensão de textos. Venha relembrar todos eles!

Prova de Língua Portuguesa do CNU

A prova deveria ter acontecido em maio, mas, por causa das chuvas no Rio Grande do Sul, ela foi adiada para agosto. A primeira fase do Concurso Nacional Unificado, também chamado de “Enem dos Concursos”, acontece no domingo, 18 de agosto.

A prova é dividida por blocos, cada um direcionado a vagas específicas. O bloco 8 é o único que possui Língua Portuguesa como conteúdo a ser cobrado na prova objetiva.

As Provas objetivas desse bloco, de caráter eliminatório e classificatório, serão constituídas de 60 (sessenta) questões de múltipla escolha, além de uma redação. Veja os turnos em que elas serão aplicadas:
• A prova objetiva de Língua Portuguesa (20 questões) e a Prova de Redação (que vale 100 pontos) terão duração de 2 (duas) horas e 30 (trinta) minutos e serão aplicadas no turno da manhã;
• As provas objetivas de Noções de Direito (20 questões), Matemática (20 questões) e Realidade Brasileira (20 questões) terão duração de 3 (três) horas e serão aplicadas no turno da tarde.

No turno da manhã, as avaliações terão início às 9h, mas os portões serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30. A prova deverá ser realizada entre 9h e 11h30. No turno da tarde, as provas terão início às 14h30, com abertura dos portões às 13h e fechamento às 14h. A prova será ser realizada entre 14h30 e 18h.

Banca Cesgranrio

Em geral, as provas elaboradas pela Cesgranrio também exigem conhecimento de atualidades e questões do cotidiano, inclusive na redação. Por isso é tão importante manter-se sempre atualizado. A banca organizadora do CNU é a Cesgranrio. Cada questão das provas objetivas apresentará cinco alternativas (A; B; C; D; E) e uma única resposta correta. Os enunciados das questões criadas por essa banca costumam ser diretos e objetivos, e as questões abrangem de maneira quase que integral o edital das provas.

Conteúdos de Língua Portuguesa cobrados pelo Edital do Bloco 8

Os conteúdos de Língua Portuguesa cobrados pelo bloco 8 são:
• Compreensão de textos;
• Tipos textuais;
• Ortografia;
• Morfologia;
• Derivação e Composição;
• Período Simples e Período Composto;
• Análise morfológica/ sintática/ estilística;
• Linguagem Figurada;
• Pontuação.

Se você precisa revisar e relembrar algum desses temas, eu tenho uma playlist completa no meu canal voltada para essa prova.

Conteúdos de redação cobrados pelo Bloco 8

O edital explicita que a redação a ser feita é um texto dissertativo-argumentativo, cujo número de linhas esperado será explicitado no enunciado da prova. A avaliação será feita de acordo com os critérios a seguir:
• adequação ao tema proposto;
• adequação ao tipo de texto solicitado;
• emprego apropriado de mecanismos de coesão;
• capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;
• pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão.

O que revisar na reta final?

Nesta reta final, a poucos dias da prova, eu recomendo que para a prova objetiva você revise os assuntos sobre os quais tem mais dúvidas. Além disso, é importante ver outras provas elaboradas pela mesma banca para se acostumar com o tipo de avaliação que vai encontrar.

Para a prova de redação, é importante fica por dentro dos assuntos que aconteceram no último ano e pensar em repertórios possíveis para essas temáticas. Criar esse tipo de relação é um exercício importante quando você é concurseiro e está assistindo a filmes, séries, ouvindo músicas e podcasts ou até mesmo lendo.

O que levar no dia da prova?

Um dia antes confira seu local de prova e decida a forma como vai se deslocar até ele. Deixe já separado seu
• documento com foto;
• canetas pretas de material transparente (não, não leve apenas uma caneta, não queria passar por um sufoco se a caneta falhar em um momento tão importante quanto esse).
A prova de Língua Portuguesa do Bloco 8 do CNU é composta por um texto dissertativo-argumentativo e 20 questões objetivas. Os assuntos cobrados vão desde assuntos como ortografia e morfologia até assunto como análise sintática e semântica. Além disso, a banca responsável pela prova é a Cesgranrio, que costuma cobrar quase que de maneira integral o que está discriminado no edital.

Se você está começando agora a estudar para concursos e quer chegar mais rápido à sua vaga, que tal contar com o Clube do Noslen?
Nele você tem acesso a aulas de gramática, de interpretação de texto, de redação, de resolução de exercícios por bancas. Aprenda português de uma vez por todas e domine todos os conteúdos necessários alcançar seu sonho.
Picture of Noslen Borges

Noslen Borges

O Professor Noslen é graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Tuiuti do Paraná e lecionou por mais de 19 anos em colégios e cursos pré-vestibulares de Curitiba e região. É dono do maior canal de ensino de Língua Portuguesa do mundo e também o maior canal de educação formal do Brasil, com mais de 4.9 milhões de inscritos no YouTube.

Atualidades

Olimpíadas ou Olimpíada?

Qual o certo: Olimpíada ou Olimpíadas? Nos últimos dias não se fala em outra coisa a não ser em Olimpíada. Ou seriam Olimpíadas? Venha descobrir

Materiais gratuitos

Aprenda mais com o Clube do Noslen

Visite nosso site e conheça o curso que vai te guiar ao sucesso!

Rua Floriano Peixoto, 55.
Sala 402, Box 58.
Centro, Blumenau, Santa Catarina.