Seu clube de estudos para mandar bem nas avaliações

Olimpíadas ou Olimpíada?

Qual o certo: Olimpíada ou Olimpíadas?

Nos últimos dias não se fala em outra coisa a não ser em Olimpíada. Ou seriam Olimpíadas? Venha descobrir a origem do termo e qual a diferença entre o termo no singular e o termo no plural.

Origem do termo

Vamos lá! Originalmente, na Grécia antiga, o termo olimpíada se referia aos intervalos de quatro anos entre dois jogos olímpicos. Atualmente, a competição esportiva é também nomeada de Olimpíada e, recentemente, tem sido cada vez mais comum o termo Olimpíadas, no plural. Importante dizer que ele deve ser sempre escrito com inicial maiúscula.

Olimpíada ou Olimpíadas?

Alguns dicionários explicam que é possível usar Olimpíada no singular para se referir a um evento específico:
• A Olimpíada da França.

E o termo no plural quando houver referência a mais de um evento:
• As duas últimas Olimpíadas foram excepcionais.

O dicionário Houaiss explica que o termo no singular é o período de quatro anos entre duas competições esportivas, enquanto o termo no plural é a competição esportiva realizada de 4 em 4 anos. Já o VOLP, Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, registra Olimpíada no singular, mas não registra o mesmo termo no plural. O que vemos é que, em geral, as duas formas são utilizadas e não há consenso em relação ao seu uso.

Jogos Olímpicos é sinônimo de Olimpíadas?

É também possível usar a expressão Jogos Olímpicos para se referir aos jogos desse período. No singular para se referir a um jogo específico:
• Vôlei é um Jogo Olímpico.

E no plural para se referir a vários jogos:
• Os Jogos Olímpicos de sexta-feira foram os melhores até o momento.

Esse é um bom sinônimo se você estiver em dúvida em relação a usar Olimpíada no singular ou Olimpíadas no plural.

E o adjetivo olimpíco?

O adjetivo olímpico refere-se às Olimpíadas e teve sua origem ligada ao conjunto de montanhas do Olimpo, entre a Tessália e a Macedônia, suposta morada dos deuses mitológicos. Ele também pode se relacionar, na linguagem figurada, a algo de aspecto grandioso ou sublime.

Jogos Olímpicos de 2024, esportes inéditos e medalhas

A Olimpíada de 2024 já começou e vai até o dia 09/08, com a cerimônia de encerramento no dia 11/08. São 32 esportes, com 48 modalidades, cerca de 10.500 atletas e 206 delegações. E haverá dois esportes que farão sua estreia nos jogos: o breakdance e a canoagem slalom.
Outra curiosidade é que as medalhas serão feitas com materiais reciclados e ainda com partes da Torre Eiffel.

As palavras Olimpíada e Olimpíadas existem, mas não há um consenso em relação ao seu uso pelos teóricos, assim como acontece com inúmeros outros termos da nossa língua. Em geral, as mídias usam os dois termos como sinônimos para nomear a competição esportiva que ocorre de 4 em 4 anos. Uma possibilidade é usar a expressão Jogos Olímpicos ou o adjetivo olímpico para caracterizar algo relacionado às Olimpíadas.

Se você não sabe por onde começar a estudar português, vem para o Clube do Noslen. Nele você tem acesso a aulas de gramática, interpretação de texto, literatura e redação para garantir sua medalha de ouro.

Se você precisa aprender português, vem ser um clubeiro e dominar todos os conteúdos necessários para chegar ao pódio.
Picture of Noslen Borges

Noslen Borges

O Professor Noslen é graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Tuiuti do Paraná e lecionou por mais de 19 anos em colégios e cursos pré-vestibulares de Curitiba e região. É dono do maior canal de ensino de Língua Portuguesa do mundo e também o maior canal de educação formal do Brasil, com mais de 4.9 milhões de inscritos no YouTube.

Materiais gratuitos

Aprenda mais com o Clube do Noslen

Visite nosso site e conheça o curso que vai te guiar ao sucesso!

Rua Floriano Peixoto, 55.
Sala 402, Box 58.
Centro, Blumenau, Santa Catarina.